O Business Intelligence refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Esse método tecnológico ajuda as empresas a tomarem as melhores decisões para o crescimento. É a inteligência aplicada à coleta e à interpretação dos dados, que faz com que decisões saiam da intuição para o profissionalismo.
Não para de crescer o número de empresas que constatam que BI é indispensável para a tomada de decisões. E, mais importante, essas organizações estão trabalhando para que a informação seja ágil.
O Business Intelligence atende desde a pequena até a grande empresa, uma vez que, as necessidades de saber, por exemplo, quem vende mais, qual produto tem maior margem ou qual a disponibilidade de estoque, são comuns às empresas de todos os portes.
Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, ela seguramente coletou uma infinidade de informações ao longo de sua existência. As necessidades de BI hoje são as mesmas nas pequenas, médias e grandes empresas. A diferença está no volume de dados.
O valor das informações não está mais relacionado ao seu tamanho ou classificação. O que conta mesmo é que as pessoas possam acessar os dados com rapidez, assertividade e facilidade para responder a perguntas e melhorar resultados.
A ideia principal é fornecer uma interface para os dados ainda mais natural, podendo tornar dados, gráficos e painéis ainda mais acessíveis, permitindo que as pessoas interajam com as informações de maneira instintiva.